Dados do Município

               O município de Jacaré dos Homens está localizado na região sudoeste do Estado de Alagoas, limitando-se a norte com o município de Olho D’ Água das Flores, a sul com Belo Monte e Palestina, a leste com Batalha e a oeste com Monteirópolis e Palestina. A área municipal ocupa 149,350 km² (0,51% de AL), inserida na meso-região Sertão Alagoano e na micro-região Batalha. A sede do município tem uma altitude aproximada de 135 metros e coordenadas geográficas de 9°38’08’’ de latitude sul e 37°12’17’’ de longitude oeste.

                O município foi criado em 1964. Segundo o censo 2000 do IBGE, a população total residente é de 5.356 habitantes (Estimativa IBGE 2017). No Censo 2010 d0 IBGE, constatou-se que o município possuía 2.671 habitantes do sexo masculino e 2.742 do sexo feminino. São 3.032 os habitantes da zona urbana e 2.381 os da zona rural. A densidade demográfica é de 40,19 hab/km2

                O município de Jacaré dos Homens está inserido na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja que representa a paisagem típica do semi-árido nordestino, caracterizada por uma superfície de pediplanação bastante monótona, relevo predominantemente suave-ondulado, cortada por vales estreitos, com vertentes dissecadas. Elevações residuais, cristas e/ou outeiros pontuam a linha do horizonte. Esses relevos isolados testemunham os ciclos intensos de erosão que atingiram grande parte do sertão nordestino.

                A vegetação é basicamente composta por Caatinga Hiperxerófila com trechos de Floresta Caducifólia. O clima é do tipo Tropical Semi-Árido, com chuvas de verão. O período chuvoso se inicia em novembro com término em abril. A precipitação média anual é de 431,8mm. Com respeitos aos solos, nos patamares compridos e baixas vertentes do relevo suave ondulado ocorrem os Planossolos, mal drenados, fertilidade natural média e problemas de sais; topos e altas vertentes, os solos Brunos não Cálcicos, rasos e fertilidade natural alta; topos e altas vertentes do relevo ondulado ocorrem os Podzólico ,drenados e fertilidade natural média e as elevações residuais com os solos Litólicos, rasos, pedregosos e fertilidade natural média.