Histórico do Município

                O atual município de Jacaré dos Homens teve seu povoamento iniciado por volta de 1900 quando a fazenda São Francisco, de propriedade de Domingos de Freitas Mourão, começou a se desenvolver. Muitas casas foram construídas no local.

                Naquela época foi encontrado um jacaré no riacho que passava próximo ao lugarejo. Por ser um animal raro na região, o local ficou conhecido por Jacaré. O topônimo “dos Homens”, foi acrescentado em virtude de comerciantes de Penedo, conhecidos como Peixotos, que negociavam muito na região, afirmarem constantemente que Jacaré era terra de comerciantes honestos, sinceros e leais. Queriam resumir no vocábulo “dos Homens”, as qualidades encontradas nas pessoas com quem comercializavam.

                O desenvolvimento de Jacaré dos Homens foi muito rápido. Em 17 de setembro de 1949, foi elevado à condição de vila por força da Lei 1.473. Alcançou autonomia administrativa através da Lei 2.073, de novembro de 1957, sendo instalado oficialmente em 1° de janeiro de 1959, desmembrado de Pão de Açúcar.

                A pecuária representa a principal fonte de divisas para o município, que está integrado na chamada Bacia Leiteira.

                Um dos principais atrativos de Jacaré dos Homens está no símbolo maior da cidade, o jacaré. A alegria de seu povo, está presente nas festividades: a festa do padroeiro, Santo Antônio, na tradicional Festa de São Pedro e a da Emancipação Política. 

Gentílico: jacarezeiro ou jacaraeense.

Formação Administrativa

                Distrito criado com a denominação de Jacaré dos Homens ex-povoado, pela lei estadual nº 1473, de 17-09-1949, criado com território desmembrado do distrito de Alecrim, subordinado ao município de Pão de Açúcar. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Jacaré dos Homens, figura no município de Pão de Açúcar. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

                Elevado à categoria de município com a denominação de Jacaré dos Homens, pela lei estadual nº 2073, de 09-11-1957, desmembrado de Pão de Açúcar. Sede no antigo distrito de Jacaré dos Homens. Construído do distrito sede. Instalado em 01-01-1959. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE